O cenário cinematográfico de Marília e região está prestes a receber um novo impulso criativo com o lançamento do 2º Ciclo de Formação em Cinema do Interior, como parte do Festival de Cinema de Marília 2024. Promovido pelo Clube de Cinema de Marília – CCM e pela produtora Cinegoria, a iniciativa visa fomentar o desenvolvimento de talentos locais e expandir as fronteiras da produção cinematográfica para além dos grandes centros urbanos.
As inscrições para o ciclo acontecem de 3 a 24 de abril e são direcionadas a pessoas com projetos de longa-metragem, que irão receber orientação especializada ao longo de um período de três meses.
O programa contempla a cidade de Marília e cidades da região e os links para as inscrições estarão disponíveis no site do festival (www.festivalcinemamarilia.com.br) e no perfil do instagram (https://www.instagram.com/festivalcinemamarilia ).
O 2º Ciclo de Formação em Cinema do Interior propõe um Laboratório de Desenvolvimento de Roteiros, no qual quatro roteiristas e quatro assistentes de roteiro serão selecionados para receber bolsas de estudo e se dedicarem integralmente ao aprimoramento de seus projetos. Serão ofertadas vagas em 3 linhas: desenvolvimento de longa-metragem de ficção, desenvolvimento de longa-metragem de documentário e assistência de roteiro.
Os participantes terão acesso a consultores renomados da indústria cinematográfica sendo:
Thays Berbe - Roteirista da primeira e segunda temporada da série de comédia “Todxs” para a HBO e da série "Sintonia" Netflix, além de roteirista na série "Nosso Mundo Zoo" para a Discovery Kids.
Guilherme César - Produtor audiovisual formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, que dirigiu documentários como "O Espetáculo Democrático!" e "Um dia no Ilê". Foi roteirista da série "PCC: O Poder Secreto" para a HBOMax.
Cláudia Seneme do Canto - Pós-doutoranda e mestre em Educação pela Unesp/Rio Claro, com especialização na área de Linguagem, Experiência, Memória e Formação. Sua atuação como artista-educadora concentra-se na intersecção entre Cinema e Educação.
Cristiano Anechini - Presidente do Clube de Cinema de Marília, cineasta e fundador da produtora mariliense Cinegoria. Tem em seu currículo a série de ficção “Segredos Tropicais”, o longa-metragem documental “Preta Revolucionária” (em produção) e premiados curtas de ficção.
Os consultores irão oferecer mentoria e orientação em todas as etapas do desenvolvimento dos projetos selecionados, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de aprimoramento e networking.
Para concorrer, os interessados devem submeter ideias escritas em texto corrido ou argumentos, com um mínimo de cinco páginas e um máximo de quinze. Além disso, os candidatos a assistentes de roteiro devem fornecer uma breve biografia e uma carta de motivação.
O laboratório de desenvolvimento oferece oportunidades de colaboração entre os participantes, incentivando a formação de uma rede profissional sólida e duradoura. Ao final do ciclo, os selecionados terão acesso a estratégias de promoção e comercialização de seus projetos, visando não apenas editais e financiamentos, mas também o acesso a importantes players do mercado audiovisual.
"Acreditamos no potencial criativo e na diversidade de histórias que o interior paulista tem a oferecer. Nosso objetivo é proporcionar as ferramentas e o suporte necessários para que essas vozes encontrem seu espaço no cenário cinematográfico nacional", destaca Cristiano Anechini, cineasta e presidente do Clube de Cinema de Marília.